Conheça Blue Lock, o anime que fala de futebol de uma forma totalmente inesperada
Faltam poucos dias para o início da Copa do Mundo, um dos maiores eventos de celebração ao futebol. Coincidentemente ou não, animes inspirados no esporte ganharam destaque ao longo do ano, trazendo animações bem executadas e histórias surpreendentes. É o caso de Blue Lock.
A adaptação do mangá de Muneyuki Kaneshiro e Yusuke Nomura estreou em outubro na Crunchyroll e fala sobre futebol sob um ponto de vista totalmente inesperado, que beira o absurdo.
A trama
A história acompanha Yoichi Isagi, um estudante do segundo ano que tem o sonho de se tornar um grande centroavante e jogar na seleção japonesa. Buscando uma classificação para o Campeonato Nacional, Isagi acaba perdendo a chance de fazer um gol decisivo ao passar a bola para um companheiro de equipe, o que acaba desclassificando o time.
Dias depois, e ainda lidando com a frustração da derrota anterior, o protagonista recebe um convite misterioso da União Japonesa de Futebol. Ao chegar no local, descobre que fará parte do Blue Lock: um experimento que reúne 300 centroavantes sub-18, com o objetivo de selecionar o próximo “grande craque” do mundo.
Uma competição nos moldes de Round 6
É importante ressaltar que essa não é uma história comum sobre futebol. Portanto, Blue Lock não foca naqueles elementos do esporte que o público está acostumado a ver em produções como Super Campeões, o recente Aoashi e outros animes de esporte como Haikyuu!!. Pelo contrário, esta produção destaca o papel do centroavante e o ego que grandes craques costumam ter.
Com uma narrativa que beira o absurdo, Blue Lock recorre ao histórico de desempenho da seleção japonesa em Copas do Mundo para justificar a necessidade de “construir” um craque perfeito, que levará o time japonês adiante na competição. O experimento coloca os atletas uns contras outros e busca aspectos que vão além do âmbito esportivo, como ego, superioridade e vontade de se provar.
A cada episódio, os participantes são colocados em situações em que precisam se superar e o sucesso de alguns significa o fracasso de outros, já que os eliminados são proibidos de jogar pela seleção do país pelo resto da vida. Até o momento, o anime trouxe alguns momentos eletrizantes, cenas bem executadas e referências a grandes craques da vida real, como Pelé e Messi.
Nesse sentido, Blue Lock pode ser a indicação certa para quem busca um anime de esporte eletrizante, com uma narrativa completamente diferente. Nele, a coletividade deixa de ser prioridade e dá lugar a aspectos sobre a personalidade de cada um e o que se é capaz de fazer para ser o próximo grande craque do mundo.
O anime tem direção de Tetsuaki Watanabe (que dirigiu episódios de Haikyuu!!) e codireção de Shunsuke Ishikawa (direção de episódios de Monogatari).
A primeira temporada de Blue Lock está disponível na Crunchyroll, com legendas em português. No entanto, apenas os três primeiros capítulos contam com a opção dublada.
Fonte:jvn